

Parabéns, você adquiriu um produto com o padrão de qualidade Velds.
Leia atentamente às instruções deste guia. A inobservância das boas práticas de instalação pode acarretar na violação do termo de garantia.
1. Conteúdo da embalagem
Câmera CFTV Velds
Kit de parafusos
Gabarito de instalação
Manual do Usuário
O dispositivo é composto de plástico e componentes eletrônicos.
2. Conexões
Para fazer a conexão mínima para utilizar a sua câmera, siga o esquema da figura para realizar a conexão da câmera via POE ou utilizando um adaptador ou injetor POE com tensão de 12V.

Modelo | Função | Conector | Descrição |
1 | Rede e PoE | RJ45 | Entrada de rede Ethernet, alimentação PoE (802.3af) |
2 | Alimentação | P4 | Entrada de alimentação em corrente contínua de 12V |
A representação da crimpagem do cabo RJ-45 deve ser respeitada em ambas as pontas.
3. Recomendações gerais de uso
Evite instalar o produto em ambientes passíveis de vibração ou choques;
Mantenha o produto distante de interferência eletromagnética;
Garanta que o ambiente esteja seco e arejado a fim de evitar oxidação ou superaquecimento;
Evite apontar lasers, luz solar ou qualquer outra fonte de luz de alta intensidade diretamente à lente da câmera;
Observe se as condições de alimentação seguem aa especificadas neste guia;
Em condições climáticas adversas, garanta que a fonte de alimentação tenha as devidas proteções contra surtos.
3.1 Isenção de responsabilidade
Em decorrência dos seguintes motivos, se o produto interromper ou encerrar o serviço por qualquer um dos seguintes motivos, a empresa não será responsável por danos pessoais ou materiais a você ou a terceiros. Falha na instalação ou uso adequado, conforme exigido; por interesse nacional ou público; força maior; motivos próprios ou de terceiros (incluindo, entre outros, o uso de produtos, software ou componentes de terceiros, etc.).
A empresa não expressou nem sugeriu que este produto seja aplicável a uma finalidade específica. Este produto não pode ser utilizado em equipamentos médicos/de segurança ou outras aplicações em que haja uma avaria do produto que possa resultar em risco de vida ou ferimentos pessoais, bem como em riscos perigosos ou não humanitários, como armas de destruição em massa, armas biológicas e químicas, explosões nucleares ou qualquer uso inseguro de energia nuclear. Qualquer perda ou responsabilidade decorrente do uso acima será por sua conta e risco.
Este produto, quando instalado e utilizado corretamente, pode detectar intrusões não autorizadas durante um determinado evento, mas não pode evitar acidentes, ferimentos pessoais ou danos materiais. No seu dia a dia, você deve estar vigilante e reforçar sua conscientização sobre segurança.
A empresa não se responsabiliza por quaisquer danos indiretos, incidentais, punitivos especiais, reclamações, perdas de propriedade ou perda de quaisquer dados ou documentos. Até o limite máximo permitido por lei, a responsabilidade da empresa por indenização não pode exceder o valor pago por você por este produto.
4. Configuração
Para a configuração inicial da câmera, é necessário conectá-la a um computador e à energia, através dos conectores RJ-45 (rede) e P4 (energia), caso não seja possível utilizar o PoE.
As câmeras vêm configuradas por padrão com o IP 192.168.1.168.
O endereço IPv4 do computador precisa estar no mesmo segmento de rede do IP da câmera para fazer isto em sistemas Windows siga os passos:
Acesse “Menu Iniciar > Painel de Controle > Central de Rede e Compartilhamento > Alterar as configurações do adaptador.”
Selecione a rede local correspondente à interface de rede onde a câmera foi conectada.
Na maioria dos casos, ela estará identificada como “Conexão local”.
Clique com o botão direito do mouse e selecione “Propriedades > Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)”.
Selecione a opção “Usar o seguinte endereço IP” e digite:
“192.168.1.165” em Endereço IP
“255.255.255.0” em “Máscara de sub-rede”
Clique em “Ok”.
Baixe e instale a ferramenta
Com a ferramenta instalada, a câmera deve aparecer na lista. Neste momento será possível ajustar o IP para um segmento de rede distinto caso necessário.

NOTA: Durante o processo de configuração, a câmera e o computador devem estar sempre no mesmo segmento de rede.
4.1 Cadastro de administrador
1. Abra seu navegador
2. Digite o IP da câmera encontrado e pressione ENTER
3. Digite o usuário padrão ("admin") e senha padrão ("123456") para acessar o painel de administrador

4. Um aviso aparecerá para trocar a senha

5. Clique em “Modificar” e defina uma nova senha, uma pergunta, e uma resposta de segurança e email de recuperação

6. A conta de admin padrão está pronta para utilizar
5. Acessando a câmera através de um NVR
Antes de adicionar a câmera ao NVR, certifique-se de que ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede e dentro do mesmo segmento de IP para evitar possíveis conflitos.
Embora os NVRs de diferentes fabricantes possam ter interfaces distintas, o procedimento básico para adicionar novas câmeras geralmente é similar. Normalmente, basta selecionar “Canal > Buscar”.
Se a câmera não for detectada automaticamente, clique em “Incluir” e insira o endereço IP configurado. Certifique-se de selecionar o método “ONVIF” para garantir que todas as funções da câmera sejam compatíveis e possam ser utilizadas plenamente.
6. Acessando a câmera através de programa
Para acessar a câmera através de um programa dedicado:
Baixe o cliente iVMS320
Instale e siga os passos na tela para utilizar o programa e encontrar e acessar a câmera
7. Instalação do app para smartphone
Baixe o aplicativo:
Registro e login: abra o app e registre uma conta ou utilize uma conta existente.
8. Adicionando o dispositivo no app
Para adicionar o dispositivo no app Velds Security, siga os passos abaixo:
1. Conecte o dispositivo à rede local
2. Conecte seu celular à mesma rede local que o dispositivo foi conectado
3. Abra o app Velds Security
4. Faça o login na sua conta
5. Selecione "Adicionar dispositivo"

6. Escolha a opção "Pesquisa de rede"

7. Selecione o dispositivo quando ele aparecer automaticamente

8. Preencha os campos:
a. Nome do dispositivo: um nome para ajudar usuários a identificar o dispositivo
b. Usuário do dispositivo: o login que será usado para acessar o dispositivo (padrão Admin)
c. Senha do dispositivo: a senha do login escolhido (padrão 123456)

9. Existem três opções no final da lista:
a. Grupo de dispositivos: Selecione o grupo onde gostaria de adicionar o dispositivo sendo configurado
b. Visualização de vídeo: abra a interface do dispositivo para visualizar antes de adicionar o dispositivo (apresentado abaixo)
c. Adicionar dispositivo: pressione para finalizar a adição do dispositivo no app

10. Ao pressionar a terceira opção, o dispositivo será adicionado ao app
9. Reset de configurações e senha
Por questões de segurança, só é possível retornar o dispositivo às configurações de fábrica através de sua interface web, utilizando a senha de administrador, ou acessando a opção “esqueci minha senha”. Um e-mail de recuperação será enviado ao administrador informado no cadastro inicial
NOTA: é necessário que a câmera esteja conectada à internet e com o email devidamente configurado.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: contato@velds.com.br
10. Termos e Políticas
10.1. Termo de garantia
A nossa garantia é composta pela garantia legal e garantia estendida. Sendo a Garantia legal de 90 dias (3 meses) + a Garantia estendida de 9 meses totalizando 1 Ano de garantia. Lembrando que a data da garantia começa a valer a partir da emissão da Nota Fiscal.
O que é preciso ter para acionar a garantia?
Você precisa ter a Nota Fiscal, seja ela digital ou física. É primordial para comprovar a data da venda e que o produto pertence a você.
O que é coberto pela garantia?
Qualquer defeito de fabricação, conhecido como vício oculto. Lembrando de que a Garantia Estendida é um tipo de seguro.
O que não é coberto pela garantia?
A garantia não cobre mau uso do equipamento, como uso indevido fora do que indicado pelo nosso manual de instalação:
Problemas com a rede elétrica, como curto-circuito; apagões; picos de energia.
Em caso de má instalação e queima do equipamento não será possível acionar a garantia.
Uso de componentes de terceiros para alterar a característica física de componentes não autorizados expressamente nesse manual.
Quedas, produtos de limpeza, uso de imãs e conectores diferentes do padrão indicado do manual não dão direto à garantia.
Cartão SD ou Flash Drive/Pen drive, utilizados com a câmera não estão introduzidos na garantia do produto.
10.2. Política de trocas e devoluções
Todas as ocorrências que envolvam devoluções, desistências ou cancelamentos deverão ser comunicadas ao SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor no prazo máximo de sete (7) dias, a contar da data de entrega. As solicitações poderão ser feitas diretamente através do site https://sac.velds.com.br. Teremos o prazo de até 5 (cinco) dias úteis para autorizar as ocorrências. Todas as ocorrências de problemas nos equipamentos que estiverem dentro da garantia, seguirão as regras normalmente. A Velds isenta-se da obrigação de atender às solicitações de troca ou devolução de qualquer produto devolvido sem a devida comunicação prévia, fora do prazo de garantia ou com ausência de produtos, acessórios e manuais que o acompanham. No ato do recebimento da mercadoria, é indispensável e imprescindível que, o cliente ou responsável pelo recebimento, certifique-se e confira as condições da mercadoria recebida, e havendo quaisquer sinais de caixas de transporte amassadas, produtos ou embalagens avariadas ou em desacordo com o pedido, deve-se recusar o recebimento na presença do entregador, registrando os eventos ocorridos por escrito, atrás da CTE de recebimento (CNPJ) e Canhoto da NF (CPF). Esta ressalva no ato do recebimento é imprescindível para que a empresa possa tomar as devidas providências quanto à regularização da ocorrência. Para que a troca de um produto seja efetivada, deverão ser observadas as seguintes condições:
O produto deverá ser encaminhado na embalagem original com acessórios e manuais; Acompanhado do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), e no mesmo volume que foi entregue;
10.3. SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
Como posso acionar meu termo de garantia Temos o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC. Você pode acessar ele pelo celular ou pela Web, acessando: sac.velds.com.br. Lá você pode se registrar e abrir um chamado para acionar a garantia do seu produto. Siga o passo a passo:
Faça o login no SAC. (Caso ainda não tenha login registre-se no link ou código QR).
Clique em “chamados” localizado no canto superior da tela.
Em seguida clique em “novo chamado”.
Descreva a sua solicitação e aguarde.
10.4. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Não há por parte da Velds nenhum tipo de acesso, transferência, captura, processamento ou tratamento de dados pessoais por meio deste dispositivo. Qualquer tipo de tratamento de dados pessoais visando a melhoria da experiência deverá ser antecedido de autorização por parte do consumidor.
11. Perguntas Frequentes
12. Termos e Políticas
Última alteração: 20/10/2025
Versão: 1.0